Quando pensamos em um Fonoaudiólogo, pensamos em um profissional que trata gagueira, língua “presa”, troca de letras, voz e que irá resolver os problemas na fala. Só que poucas pessoas lembram que o profissional da Fonoaudiologia também trata a desordem auditiva e até escrita. Sua lista de atribuições é grande. O profissional é responsável por intervir, prevenir e reabilitar as alterações de linguagem oral e escrita, além da audição, fluência, motricidade orofacial, voz e fala.
É comum encontrar pessoas com adesivos coloridos em várias partes do corpo andando por todo lugar. Os “ADESIVOS” são bandagens (bandas) desenvolvidas pelo Dr.Kenzo Kase no Japão há mais de 30 anos. *1
Na área de Fonoaudiologia, eles estão ganhando espaços na Motricidade Oral. O indicado é sempre que profissionais capacitados e devidamente treinados possam utilizar o método.
Podem ser utilizados em casos de Articulação Temporomandibular (ATM), Correção da Função Motora dos Músculos Fracos, Disfagia (Dificuldade de Engolir e Engasgos), Respiração (Oral, Sinusite), Voz (Paralisias das Pregas Vocais ou Rouquidão), dentre outros distúrbios.
Alguns estudos avaliam a eficácia no controle da Sialorréia (Excesso de Saliva) em pacientes com Paralisia Cerebral (PC)*1,*2. Os estudos citam que se torna eficaz no controle da sialorréia durante o tempo de uso, entretanto, não são observados resultados eficientes sem o uso continuo, ou seja, permanente.*1,*2
Referências:
*1 – http://www.kinesiotapingbrasil.com.br/sobre/kenzo-kase
*2 – http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=89
*3 – http://www.sbfa.org.br/