Documentário: Do Luto à Luta

03.03.2016_BL

No ano de 2005, quando ocorreu o seu lançamento, o documentário participou de diversos festivais e ganhou vários prêmios, entre eles: Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado; prêmio de Melhor Documentário/Júri Popular, no Festival do Rio; e foi o grande vencedor do Cine PE-Festival do Audiovisual, recebendo os troféus de Melhor Filme, Melhor Documentário, Direção, Fotografia, Montagem, Prêmio da Crítica/Imprensa Especializada e Prêmio Especial do Júri Popular.

SINOPSE: O filme de 2005 mostra uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge um percentual significativo de bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.

O título Do luto à luta expressa a passagem do sentimento de perda para o de afirmação da vida, que nem todos os pais de crianças com Down conseguem fazer, e que Mocarzel fez. É um filme corajoso e comovente, e que lança um novo olhar sobre a síndrome de Down.

Ano: 2005.
Gênero:
Documentário.
Direção e Roteiro:
Evaldo Mocarzel.

Vídeo do YouTube