AVE/AVC e Fonoaudiologia

03.04.2016_BL

O AVE (Acidente Vascular Encefálico) também conhecido como AVC (Acidente Vascular Cerebral), acontece quando há impedimento no fornecimento de sangue em alguma região cerebral. O impedimento faz com que o sangue não leve nutrientes e oxigênio para o cérebro, com isso, as células cerebrais ficam danificadas e não cumprem a sua função corretamente.

O nosso cérebro é responsável em controlar todo o corpo, e em casos de lesão, as funções (linguagem, aspectos corporais, perceptivos e cognitivos) serão afetadas, e isso faz com que o tratamento seja fundamental para recuperar os danos provocados.

A recuperação ocorre gradativamente, quanto mais cedo à intervenção Fonoaudiológica, melhor será a recuperação do paciente. O fonoaudiólogo atua na comunicação (linguagem) e problemas na deglutição e fala (Motricidade Oral), dependendo do caso, o paciente apresenta apenas um ou ambas as alterações.19.02.2015_BL

Portanto, o fonoaudiólogo visa à melhoria do paciente buscando recuperar a comunicação com objetivo de desenvolver interação do paciente com as pessoas, e na Motricidade Oral, melhorar a deglutição e articulação da fala.

Referências
http://www.associacaoavc.pt/Informacao/Menu1/Page2.php
http://www.associacaoavc.pt/Int_Bio/Page4.php
http://www.strokeassociation.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *