Fonoaudiologia pode ajudar a terceira idade

06.04.2015_BLA

Envelhecer, além de ser algo natural, para grande maioria das pessoas é algo que não é bem comemorado. Quando isso ocorre, muitas pessoas tem a sensação de que não estão mais inclusas na sociedade, família, trabalho, etc. Por outro lado, podemos perceber que a sociedade também não sabe como acolher bem os idosos. Com o crescente número de idosos, o Fonoaudiólogo tem se mostrado cada vez mais significativo no atendimento e acompanhamento dessa população.

Como a Fonoaudiologia ajuda na terceira idade

O Fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que pesquisa, previne e trata alterações da audição, voz e funções vitais como sucção, mastigação e deglutição. A atuação Fonoaudiológica abrange o bom emprego de avaliações de caráter amplo (imunizações, aconselhamento, planejamento familiar, etc.) apontadas às doenças em seu aspecto global e implica também em medidas específicas, (orientações e aconselhamento), algumas a serem aplicadas antes mesmo que a doença ocorra e, outras, em qualquer estágio da evolução das patologias da comunicação.

O que mais fica evidenciado quando envelhecemos é a nossa comunicação. Muitos distúrbios da voz e da fala são caracterizados pela falta de harmonia em nosso sistema neurológico, psicológico, físico e social. A rouquidão, os tremores na voz, rigidez na articulação, gagueira, descontrole da altura, do tom e do timbre da voz, além das alterações na deglutição. É nesse momento que existe a necessidade de um diagnóstico e acompanhamento por parte do Fonoaudiólogo.

Patologias que podem surgir na terceira idade

Presbiofonia: envelhecimento da voz;
Presbiacusia: envelhecimento do aparelho auditivo;
Disfagia: dificuldade em engolir o alimento.

Portanto,cuide bem do seu idoso! leve o idoso ao Fonoaudiólogo.

Referências
http://www.profala.com/arttf87.htm