11 de abril – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

11.04.2015_BL

11 de abril é o Dia Mundial do Parkinson. Criado pela Organização Mundial de Saúde, tem como objetivo, esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

O Mal de Parkinson é identificado pelos tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio, instabilidade postural, caminhada em marcha, depressão e alterações na fala/deglutição e escrita.

Os sintomas, geralmente podem ser inicialmente identificados quando o paciente se queixa de que um lado do corpo não está acompanhando o outro. Por outro lado, os tremores são visíveis quando o individuo encontra-se em estado de repouso, com uma diminuição do sintoma quando o individuo movimenta a parte afetada.

Tratamento do Mal de Parkinson

Até o momento, não foi descoberta nenhuma cura para a doença. Existe um tratamento a base de medicamentos e de terapias que minimizam os sintomas, além de conter o avanço da doença, retardando a sua evolução.

Quando as ações por medicação e terapias não auxiliam mais no tratamento para combater os sintomas, é indicada cirurgia de DBS (Deep Brain Estimulation) e traduzida como Neuroestimulação Profunda do Cérebro, que é o implante de eletrodos na região em que a doença está afetando o individuo.

Atuação do Fonoaudiólogo na Doença de Parkinson

O Fonoaudiólogo pode ajudar pacientes que apresentam mudanças na voz, fala e deglutição. A doença afeta os músculos da laringe (garganta), das pregas vocais e da boca (língua, bochechas, lábios, céu da boca).

Na maioria dos casos, a deglutição é comprometida, isso ocorre devido à rigidez muscular, falta de coordenação dos movimentos e lentidão. Os pacientes podem apresentar dificuldades em engolir líquidos, inclusive a água, o mesmo ocorre na deglutição de saliva, que acumula na boca, geralmente nos cantos, conhecida popularmente por “baba”. O acumulo de saliva pode também comprometer a emissão correta dos sons e a compreensão da fala.

Portanto o Fonoaudiólogo atua no atendimento aos portadores da Doença de Parkinson minimizando os sintomas, além de orientar e reabilitar.

Referências
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/saudeevida/2015/04/11/dia-mundial-do-parkinson/
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/10042015-245869-dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson
http://www.vivabemcomparkinson.com.br/noticias/fonoaudiologa-explica-algumas-complicacoes-ocasionadas-pela-doenca-de-parkinson/