Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

21.04.2015_BL

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos para comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Em 24 de abril de 2002, o Congresso Nacional Brasileiro decreta e sanciona a lei de Nº 10.436, que no Brasil é nomeada de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a qual representa uma ferramenta para auxiliar a comunicação. É constituída de sistema linguístico de natureza visual-motora e possui estrutura gramatical que constitui um sistema linguístico, o qual transmite a mensagem.

Para aprender LIBRAS é necessário passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, assim como qualquer outra. O uso auxilia na comunicação de pais, educadores e cuidadores de pacientes portadores da Surdez (desde o nascimento até a vida adulta). Por isso, é de suma importância a participação da Fonoaudiologia, que tem como objetivo, possibilitar um desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita (por meio bilíngue) para estabelecer interação entre surdos e ouvintes, com o intuito de que haja a inclusão social de tais pacientes.

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua de sinais existente no mundo todo para comunicação entre os surdos. Sua origem parte da Língua de Sinais Francesa. Como qualquer outra língua, ela não é universal, ou seja, cada país tem a sua própria língua de sinais.

O significado dos sinais possuem alguns parâmetros para que seja determinada a sua formação, como por exemplo, a expressão facial, a localização das mãos em relação ao corpo, a movimentação para produzir o final, dentre outros.

Existem particularidades simples que facilitam o entendimento da língua de sinais, tais como:

  1. Os verbos aparecem todos no infinitivo;
  2. Os pronomes pessoais não são representados, sendo necessário apontar para pessoa que está se dirigindo para ser entendido;
  3. Existem palavras que não são correspondentes, como é o caso de nomes próprios, neste caso, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar a palavra.

Abaixo segue o alfabeto de LIBRAS:

Vídeo:

Imagem:

AlfabetoLibras

Aprender Libras é importante para comunicar-se com deficientes, assim, promover a inclusão. Além disso, é mais um aprendizado que vai levar para toda vida.

Referências:

http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *