Estratégia de leitura para criança

17.03.2016_BL

Quando incentivamos uma criança no caminho da leitura, ela descobre um novo mundo, um mundo mágico. Crianças com necessidades especiais muitas vezes não tem as mesmas oportunidades de participação durante a leitura do livro com seus pares típicos. Para eles, a leitura pode ser uma atividade difícil, devido a uma série de razões.

Citamos aqui 05 (cinco) estratégias para usar na sala de aula ou em casa que irá ajudar e facilitar a participação da leitura do livro com a criança.

1.  Use recursos visuais e manipuláveis

É possível adicionar fotos dentro de uma história. As imagens podem ser tiradas por você, encontradas na Internet ou criadas a partir de um software (programa de computador) de edição de imagens. Para os objetos manipuláveis, podemos incluir os do dia a dia, o que deixa a história mais real.

————————————

Junte-se aos leitores inteligentes e receba exclusivamente atualizações, artigos e dicas imperdíveis só para quem é cadastrado.

Nome:

Email:

Cidade:

UF:

Faixa etária:

Interesse(s):

Interesse em Comprar Material?
 Não Sim Talvez

————————————

É importante evitar o excesso ao usar manipuláveis, isso pode causar distração é não obter o sucesso. Sugerimos usar algumas simples que poderá ser usada em toda a história.

2. Faça perguntas, forneça escolhas, incentive pensamentos criativos

Na leitura de um livro de imagens, faça perguntas de acordo com o nível da criança. Começando por perguntas simples e aos poucos aumente a complexidade. Se a criança apresentar dificuldades de responder as perguntas, crie oportunidades. A leitura pode ser uma atividade ativa e envolvente dando as instruções corretas.

3. Escolha livros que são idade e cognitivamente adequada

É aconselhável o uso de livros para a idade adequada. Agora, se a criança tem 8 anos e o desenvolvimento cronológico é de 3, escolha o livro para 8 e faça adaptações de acordo com as necessidades da criança. Dê escolhas e pergunte o que eles querem ler.

4. Use expressão e entonação variada ao ler

O uso de expressão e entonação variada de acordo com a história durante a leitura, melhora a capacidade da criança de compreender e responder as perguntas de forma mais precisa.

5. Use a experiência de uma criança e crie atividades

É possível usar a experiência de uma criança para fazê-la entender melhor a história. Por exemplo, ao ler uma história de um Cão que pega tudo o que ele encontra em sua frente, podemos perguntar como a criança se sente ao entrar em loja de brinquedos. Normalmente a maioria das crianças pode se relacionar com isso. Visite uma loja de brinquedos e discuta a história. A atividade pode ajudar a criança com as recordações das informações e trabalhar as habilidades narrativas.

Referências

Five strategies to use when reading a picture book to a child with special needs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *